Os fatores que influenciam o alcance das suas publicações
Raphael Rodrigues quinta-feira, 16 de junho de 2016
Compartilhe esta página com seus amigos
Os fatores que influenciam o alcance das suas publicações
Você tem problemas de alcance nas suas publicações? Essa é uma das principais queixas que ouço de pessoas que trabalham com fanpages. Há alguns dias nós abordamos aqui no blog o principal erro que leva as pessoas a não terem resultados com suas fanpages por conta de baixo alcance. Se você quiser saber que erro é esse clique aqui.
Além de erros graves, existem os próprios fatores do facebook que influenciam diretamente o alcance dos seus posts. O novo NFO do facebook valoriza bastante o nível de envolvimento dos usuários com o seu conteúdo e a visibilidade das publicações depende desse envolvimento. A imagem abaixo ilustra bem quais os fatores importantes para aumentar o envolvimento e o alcance das suas publicações.
Cada um desses fatores contribui diferentemente para as taxas de envolvimento e de alcance. Uns mais e outros menos. Por exemplo: Se sua postagem estimula o leitor a clicar, o número de cliques passa a ser medido pelo facebook como um termômetro para considerar sua publicações útil às pessoas. Se o número de cliques for alto, o facebok mostra a sua publicação para mais pessoas. O mesmo raciocínio pode ser usado para curtidas. Um post que está sendo curtido por um bom número de pessoas sinaliza para o facebook que aquela publicação está tendo boa aceitação e vale a pena ser visualizado por mais gente.
Vamos pensar em compartilhamentos agora. É natural imaginar o quão importante este fator é para a geração de alcance. As pessoas quando compartilham sua publicação estão mostrando o seu conteúdo para um público (que pode não ser seu ainda). Dessa forma, o alcance é maior e as chances de você ser visto por um novo público aumenta também.
Qual deles é o mais importante?
Quando me perguntam qual desses fatores é o mais importante eu costumo me referir sempre aos comentários como sendo um diferencial. Atualmente, os comentários são o fator de maior valor e são responsáveis diretos pela taxa de envolvimento com a sua publicação. Ou seja, se sua publicação tem um grande número de comentários, a taxa de envolvimento passa a ser alta. O envolvimento, por sua vez, é um gerador poderoso de alcance, já que o facebook tende a mostrar para mais pessoas um conteúdo que está "dando o que falar" na rede. Observe abaixo o grande número de comentários em uma publicação recente que fizemos na nossa fanpage e veja como o alcance foi alto. Além dos quase 600 comentários feitos na publicação, foram milhares de curtidas, reações, compartilhamentos e cliques. Não teve jeito: isso se refletiu em um alcance de mais de 400 mil pessoas.
Como posso aumentar essas métricas?
Sendo assim, o conselho que dou a todos que tem problemas com alcance é: Em primeiro lugar, invista na qualidade do seu conteúdo, entregando algo de valor para sua audiência. Se o seu público enxerga que o seu conteúdo ajuda a resolver um problema que ele tem, automaticamente ele passa a se envolver com você. Em seguida, procure publicar conteúdos que gerem envolvimento. Faça perguntas, vídeos, posts que estimulem o seu público a clicar e a comentar! Naturalmente, com as taxas de envolvimento altas, o alcance das suas publicações será maior e se conteúdo aparecerá para mais pessoas.
Mais dicas para alavancar a sua fanpage? Participe do nosso grupo no facebook. Acesse clicando aqui!
Comentários
Últimos artigos
quarta-feira, 11 de maio de 2016
terça-feira, 7 de junho de 2016
sábado, 28 de maio de 2016
quinta-feira, 28 de julho de 2016
quinta-feira, 23 de junho de 2016
quinta-feira, 16 de junho de 2016
segunda-feira, 11 de julho de 2016
quinta-feira, 21 de julho de 2016
segunda-feira, 8 de agosto de 2016
terça-feira, 23 de agosto de 2016