A culpa é toda sua: Os 5 principais motivos para você estar perdendo alcance e envolvimento na sua fanpage
Raphael Rodrigues quinta-feira, 28 de julho de 2016
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“A culpa é toda sua: 5 razões para você estar perdendo alcance e envolvimento na sua fanpage”
Se você tem uma fanpage, muito provavelmente, você avalia o desempenho das suas publicações através dos números de alcance e de envolvimento, ou seja, curtidas, comentários, compartilhamentos... Entretanto, uma queixa muito comum é o baixo alcance que as pessoas estão tendo com seus posts ou a falta de interação do seu público com o conteúdo que você publica. E mais comum ainda, são as pessoas colocarem a culpa no novo algoritmo do facebook. Desculpe, mas a culpa para baixo alcance e envolvimento é toda sua! Listei 5 principais razões para você estar perdendo interesse por parte do seu público. Então vamos lá:
1) Publicar posts com ofertas, promoções e vendas
Por mais que você tenha criado a sua fanpage com o objetivo de fazer você ganhar mais dinheiro com o seu negócio, sinto te dizer que existe uma maneira correta de se fazer isso e não é forçando seus produtos goela abaixo dos seus fãs. Em primeiro lugar as pessoas não estão no facebook para comprar nada. Elas querem se entreter, se divertir e se relacionar. Justamente por isso, posts com promoções de produtos, ofertas, compra e venda não são bem aceitos pela sua audiência. Aliás, não é aceito nem pelo próprio facebook, que automaticamente limita o alcance desse tipo de publicação. Use a fanpage para oferecer conteúdo de valor; entregue informação relevante e automaticamente você alcançará mais pessoas.
2) Conteúdo não relacionado ao público alvo
Definir o público alvo é fundamental para qualquer negócio. Não adianta tentar vender gelo para esquimó. Pense no público com quem você quer se relacionar e então adapte o seu produto a esse público. Quando estiver montando os seus posts, imagine que esteja conversando com seu leitor frente a frente, ao vivo. Use palavras e linguagem apropriada à faixa etária, gênero e poder aquisitivo. A empresa que vende vinhos sofisticados não pode publicar da mesma forma que a empresa que vende brinquedos infantis. O público é completamente diferente. Se você não está sabendo “falar” com seu cliente, ele pode estar ignorando seu recado simplesmente por achar que não é pra ele.
3) Uso excessivo de texto nas suas publicações
O algoritmo do facebook trabalha através de palavras chaves: Uma nuvem de palavras que tenha relação com o seu tema, área de atuação e seu nicho. Ao entender essa nuvem de palavras, ele entrega o seu conteúdo para pessoas que tem os mesmos interesses; pessoas que usam o mesmo grupo de palavras em suas timelines e caixas de mensagens. Se você exagera no tamanho dos seus posts, você está bagunçando essa nuvem de palavras. Textos muito longos acabam dificultando o facebook a entender sobre o que é o seu negócio. Com uma nuvem bagunçada o seu conteúdo não chega ao público certo. E se não chega ao público certo, as chances de você ter envolvimento é muito menor. Seja mais objetivo. Desperte a curiosidade do seu público com textos mais curtos e inclua o link do seu blog para que ele leia o texto completo.
4) Ignorar comentários e marcações nas publicações
Você já passou pela sensação de dar um “bom dia” e não ser retribuído. É no mínimo constrangedor. Agora imagine que seu fã, dentro do universo de 1,7 bilhões de pessoas que usam o facebook, resolveu parar na sua fanpage, ler o seu conteúdo, assistir a um vídeo e ainda por cima deixar um comentário. Você pode imaginar o quanto isso é valioso hoje em dia? Agora imagine que ele teve toda essa delicadeza com o seu trabalho e você simplesmente não curtiu, não respondeu, não interagiu com ele. Isso é sem dúvida nenhuma uma indelicadeza e passa a ideia de que você “não está nem aí” para o que ele tem a dizer. Não espere que ele continue seguindo e comentando suas publicações. As pessoas gostam de atenção e relacionamento nas redes sociais. Se você não oferece isso, ele irá atrás de alguém que ofereça.
5) Falta de planejamento nas publicações
Não adianta você publicar aleatoriamente e esperar que a mágica do alcance e do engajamento aconteça. Você precisa entregar o que seu público gosta de receber. Por isso é importante testar os tipos de conteúdo e investir naqueles que dão mais resultado. Se pra você vídeos tem melhor desempenho de alcance e envolvimento continue investindo neles. Aprenda a analisar as métricas da sua fanpage. Uma delas é o horário onde seus fãs estão online. Publique no horário em que seus fãs estão online no facebook. Assim a chance de verem seu post é muito maior.
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