O principal erro de quem não tem sucesso com sua fanpage
Raphael Rodrigues terça-feira, 7 de junho de 2016
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O principal erro de que não tem sucesso com sua fanpage
Quando alguém cria uma fanpage e decide trabalhar seu negócio no facebook, cometer erros é muito normal. Faz parte do aprendizado e eu também já cometi alguns ao longo do tempo. Mas o fato é que alguns erros são mais graves e comprometem o trabalho de uma tal forma que obter sucesso com a fanpage fica mais difícil depois deles. Mas então qual o pior erro que podemos cometer em nossa fanpage? A resposta é simples: É aquele erro que traz, automaticamente junto com ele, outros erros. No caso de marketing em fanpage é ignorar que estamos diante de uma rede social e não nos comportarmos adequadamente. Raphael como assim?
É muito comum, muito mesmo, o dono da fanpage encarar o canal como um site de vendas. Quase como uma loja virtual, extensão do site profissional. Me arrisco a dizer que de cada 10 fanpages para as quais presto consultoria, 8 estão lotadas de panfletos, imagens de promoções, ofertas, textos com expressões como: “compre”, “adquira”, “garanta já”... Enfim, diversas expressões que combinam com seu site ou seu grupo de vendas mas não combinam com uma rede social.
Costumo estimular os donos de fanpage a fazerem uma reflexão: Por que você acessa o facebook diariamente? Curiosamente a maior parte deles me responde: “Para me atualizar sobre novidades”, “Interagir com meus amigos”, “Ler algumas notícias”. Poucos ou quase nenhum deles me respondem: “Para fazer compras”. Então por que cargas d’água você acha que o seu cliente vai gostar de ver conteúdo de vendas escrachado no facebook? A verdade é que não vai! E não vai porque o facebook não foi feito pra isso. Se você insiste vai perceber que com o tempo, esse erro trará baixo alcance para suas publicações porque naturalmente não haverá engajamento ou envolvimento. Quando as pessoas não curtem, não comentam e não compartilham seus posts, automaticamente o facebook entende que eles não são relevantes. É nesse momento que entramos em um ciclo: sem alcance, suas publicações não serão vistas, o engajamento diminui e o alcance continua baixo.
“Mas Raphael, então como posso vender meus produtos?” A resposta é simples: Ganhando a confiança do seu público. Se relacionando de forma humana e pessoal; ajudando, entretendo e entregando (antes de vender qualquer coisa) um conteúdo de qualidade, de valor e gratuito. Conteúdo que mostre ao seu cliente que você está ali para oferecer uma ajuda, uma solução para o problema que ele tem. Essa prática de ajudar e entregar algo de valor é uma das maiores tendências do marketing atual. É através dela que você conquistará credibilidade e se tornará uma referência para o seu público. Automaticamente, quando você oferecer o seu produto ele já conhecerá o seu trabalho, já terá confiança no que você exerce, já terá experimentado a sua experiência e o seu conhecimento e capacidade em resolver o problema que ele precisa que seja resolvido.
Então, acostume-se a publicar na sua fanpage conteúdo de valor. Dicas, orientações e entretenimento. É permitido fazer as publicações de venda mas elas não podem ser a maioria na sua fanpage. Cative o seu público e mostre a ele que você é muito mais que um simples vendedor ou prestador de serviço. Você precisa ser um parceiro e estar disposto a ajudá-lo!
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