“Ninguém curte a minha fanpage! E agora?”
Raphael Rodrigues segunda-feira, 11 de julho de 2016
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"Ninguém curte a minha fanpage! E agora?”
Já perdi a conta de quantas vezes ouvi esse tipo de reclamação por parte das pessoas que me procuram querendo ajuda com suas fanpages. Para a grande maioria das pessoas que desenvolvem seus negócios em redes sociais, o número de curtidas é o principal parâmetro de medida de sucesso ou de que pelo menos a coisa está caminhando bem. Mas será que é isso mesmo? Será que eu preciso me preocupar tanto assim com o número de fãs ou existem outros parâmetros que devem ser priorizados?
Você sabia que existem centenas de maneiras de aumentarmos o número de curtidas na fanpage? Desde estratégias que o próprio facebook oferece como o “PROMOVER MINHA PÁGINA” até a compra de fãs falsos, que nunca vão ler, interagir ou adquirir seu produto? Minha avaliação é que o número de curtidas na página deve ser monitorado sim, mas não é nem de perto o principal indicativo de que o seu conteúdo está agradando. “Mas Raphael, como assim”? Pera aí que eu já te explico. Antes de qualquer coisa, vamos pensar juntos sobre como era o facebook e como ele está hoje em dia.
Quando foi lançado o facebook obviamente não tinha o número de usuários que tem hoje (atualmente são cerca de 1,6 bilhões e pessoas). Isso fazia com que todo o conteúdo publicado era visto por praticamente todo mundo. Com o crescimento da rede social fica impossível mostrar o conteúdo de todo mundo para todo mundo. Dessa forma, o alcance passou a ser mais limitado, seletivo e restrito. Isso significa que mesmo você tendo 10.000 curtidas ou fãs na sua fanpage, o seu conteúdo não aparecerá para todos eles. Pelo menos não assim que for publicado ou enquanto não gerar engajamento e interesse por parte da sua audiência. Dessa forma, nada adiante ter milhares de fãs se o conteúdo que você publica não gera interesse, não engaja, não aquece o seu público. O seu alcance será extremamente limitado. E nada pode ser pior para que tem uma fanpage do que o seu conteúdo não aparecer para as pessoas.
Foque no alcance e no engajamento
Hoje você precisa estar focado no alcance e no engajamento que suas publicações estão apresentando. São fatores que medem, respectivamente, quantas pessoas você está alcançando com seu “recado” e o quanto de interação você está tendo. Juntos, alcance e engajamento são métricas que indicam a visibilidade que você está tendo e o quanto o seu público aprecia o seu conteúdo. Mas a longo prazo, o resultado será confiança e credibilidade no seu negócio por parte dos fãs.
Existem algumas maneiras de você checar os seus alcances e engajamento. Abaixo você pode ver alguns prints da nossa fanpage que mostram esses valores.
Então as curtidas não servem para nada?
Calma lá! Nem tão ao céu, nem tão à terra. Não podemos negar que junto com as outras métricas, o número de curtidas ou de fãs na sua fanpage pode ajudar a passar a ideia de que você é um negócio sério, mais respeitado. Entretanto, ter muitos fãs sem qualquer engajamento não adianta de nada. Curtidas na fanpage não vão te dar retorno financeiro. No máximo vai fazer bem para o seu ego e para contar alguma vantagem frente a amigos que nada entendem de facebook marketing. Portanto deixe que as curtidas na página venham diretamente, a partir de um conteúdo seu que teve grande alcance e engajamento. Deixe que as pessoas se interessem naturalmente pelo seu conteúdo e queiram espontaneamente conhecer e acompanhar mais do seu trabalho. O retorno sincero e gratuito é o maior reconhecimento para você ter a certeza de que está fazendo um bom trabalho.
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