Criei minha fanpage. E agora?

Raphael Rodrigues      sábado, 28 de maio de 2016

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Criei minha fanpage. E agora?

Criei minha fanpage. E agora?

Eu não sei se foi um sacrifício muito grande para você tomar a decisão de criar uma fanpage. Mas o fato é que lá no fundo você tinha a sensação de que estava faltando presença nas redes sociais, certo? Pois bem, agora o problema pode ser outro: a insegurança ou até mesmo falta de conhecimento sobre como desenvolvê-la. O que publicar, quando publicar e como se comportar. Vamos tentar organizar as ideias para resolver essas questões.

 

 Com o que devo me preocupar primeiro?

Eu particularmente acredito que o maior desafio é como você encara a ideia da fanpage. A esmagadora maioria das pessoas que me procuram enxergam a fanpage como uma loja, um canal de vendas para os produtos e serviços e definitivamente se você a encara dessa forma, você está fadado ao fracasso. Lembre-se que você está dentro de uma rede social. Ninguém está lá para comprar nada. As pessoas não entram no facebook para comprar. Elas entram para conversar, interagir, distrair a cabeça após um dia de trabalho. Se, nesse contexto, você começa por fazer propaganda e oferecer o seu produto goela abaixo a primeira coisa que você vai conquistar é rejeição. Ou seja, encare a sua fanpage como um canal de relacionamento, de interação com o seu público. Ofereça conteúdo de qualidade, entretenha e estreite os laços. É muito mais fácil comprar de quem se conhece e confia certo?

 

 Quem é o meu público?

Essa é uma outra questão primordial. Você precisa conhecer o público para quem vai falar (ou escrever, né?). É importante que você pense nessa audiência no momento de gerar seus post e dar o seu recado. Isso definirá se você pode usar uma liguagem mais formal ou terá mais liberade para usar uma linguagem mais coloquial, informal. Seu público é majoritariamente feminino ou masculino? Qual a faixa etária? Quais os interesses além daquele que envolve o seu trabalho? O que eles fazem nas horas livres? Que outras páginas eles curtem ou seguem? Essas são informações importantes porque podem definir um comportamento e permitir que você ajuste suas publicações para essa público. Não preciso dizer que isso se reflete em mais engajamento e visibilidade né?!

 

 Como atrair fãs e pessoas interessadas?

Aqui é fundamental ter muito cuidado na estratégia adotada. NÃO SAIA CONVIDANDO TODO MUNDO. O facebook limita o alcance das suas publicações a apenas um percentual de pessoas que curtem a sua fanpage. Conforme o engajamento com a publicação aumenta, ele passa a entregar o conteúdo para mais gente. Agora pensa comigo: Se você convidou todo mundo do seu facebook e eles curtiram sua página "só pra te dar uma força", isso não significa que eles tenham interesse no seu conteúdo certo? Não significa que eles võa aproveitar o seu conteúdo e compartilhar, curtir, comentar... ou seja: Não vai haver engajamento e, dessa forma, o facebook entende que suas publicações não tem relevância e acaba não mostrando para mais pessoas. Opte por convidar aquelas pessoas que tem interesse no seu assunto. Que podem aproveitar a sua mensagem e ajudar a espalhá-la de forma espontânea e acima de tudo, VERDADEIRA. Quando o seu conteúdo é compartilhado por seus seguidores ele atinge um público que ainda não te conhecia. Isso faz com que você ganhe visibilidade para outras pessoas que tem oportunidade de entrar na sua fanpage, avaliar suas publicações e passar a curtir sua página. 

 

 O que publicar e quando publicar?

 Para você que está começando, o ideal é testar. Você pode até ter uma noção da sua audiência, dos interesses do seu público e que tipo de conteúdo agrada a eles. Mas é importante que você confirme isso medindo os alances e as respostas das pessoas. Teste publicações com imagens, vídeos, links, textos, gifs... Hoje é possível utilizar diferentes mídias em publicações. Algumas fanpages tem mais sucessos com vídeos, outras com artigos de blog. O facebook te fornece, após algum tempo estatísticas de desempenho das suas publicações. Habitue-se a analisá-las e a repetir as estratégias que mais deram certo. Você vai errar algumas vezes no início mas isso é importante para amadurecer seu comportamento na fanpage. Isso vale também para os horários de postagem. Comece testanto pela manhã, tarde e noite. Com o tempo você vai perceber os horários em que sua audiência mais interage com as suas publicações. O próprio facebook disponibiliza um gráfico para que você consiga analisar esses horários.

 

Eu acredito que esses tópicos são os mais importantes para quem está começando. Uma mentalidade bem definida do que representa uma fanpage é essencial. Gerar conteúdo de qualidade e publicar nos horários certos significa entregar valor para sua audiência e conquistar mais visibilidade. Como você trabalhará essa visibilidade o tráfego de pessoas que conseguiu, é um assunto para outro post. Até lá!

 

 

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Sobre o autor

Meu nome é Raphael Rodrigues e antes de qualquer coisa eu sou um estudioso. Estudo marketing de redes sociais e tenho me especializado em ajudar pessoas a terem sucesso com seus negócios através do facebook, usando principalmente as estratégias corretas para promover suas fanpages.