Novidade no Facebook: Reações passam a valer mais que a curtida!

Raphael Rodrigues      quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Compartilhe esta página com seus amigos

Novidade no Facebook: Reações passam a valer mais que curtidas!

Há cerca de um ano, o Facebook lançou as já conhecidas reações com o objetivo de humanizar e traduzir melhor os sentimentos frente às publicações. Após esse grande período "Beta" de testes, parece que elas caíram definitivamente no gosto dos usuários e principalmente do próprio Facebook. E o que isso tem a ver com você, que além de usuário, usa o Facebook profissionalmente? Simples! Publicações que receberam mais reações terão mais visibilidade!

 

Já não é mais novidade para os administradores de fanpage que o alcance dos posts é extremamente limitado. Estima-se hoje que seja de 2% a 5% dos fãs da página. Ou seja, o que você publica não alcança todas as pessoas que curtem a sua fanpage. Por outro lado, quanto maior a interação das pessoas no seu post, maior o alcance dessa publicação e maior a chance de você atingir seu público. As curtidas e as reações até então tinham pesos equivalentes nessa questão. Agora, os posts que receberem reações do público serão melhor pontuados e tendem a ter mais alcance do que aqueles que só tiverem curtidas simples.

Ainda não parece haver diferença de peso dentro das próprias reações, mas é possível que, futuramente, algumas se destaquem frente às outras e contribuam ainda mais para o engajamento e alcance das publicações.

 

O que você deve fazer?

A resposta óbvia é: fazer com que seu público reaja às suas publicações. E existem estratégias para isso. A primeira delas é não entregar o "conteúdo completo". Se você posta uma informação sem despertar a curiosidade ou estimular o seu público a ter uma reação, ele irá consumir aquela informação e FIM! Não fará nada! Consequentemente, sem as reações e interações seu post perde alcance. Uma outra estratégia interessante é apelar para a emoção. Se o seu post tocar de forma emotiva o seu público é bem provável que ele reaja com uma carinha, um coração ou um sorriso! E isso será um aliado importante na propagação do conteúdo após essa novidade. Faça perguntas, estimule o comentário e o clique! Esse é o segredo para alcançar mais pessoas! :)

 

Comentários

Sobre o autor

Meu nome é Raphael Rodrigues e antes de qualquer coisa eu sou um estudioso. Estudo marketing de redes sociais e tenho me especializado em ajudar pessoas a terem sucesso com seus negócios através do facebook, usando principalmente as estratégias corretas para promover suas fanpages.