5 motivos que estão te impedindo de converter fãs em clientes

Raphael Rodrigues      segunda-feira, 10 de outubro de 2016

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Alguns donos de fanpages estão encontrando dificuldades para converter os fãs em clientes.O que impede os donos de fanpages de converter os fãs e seguidores em, de fato, pessoas compradoras? Listei 5 motivos que explicam claramente esse cenário.

5 motivos que estão te impedindo de converter fãs em clientes

Muitos profissionais e empresas usam o facebook para desenvolver seus negócios. Alguns utilizam simplesmente para o desenvolvimento e fortalecimento da marca e outros buscam aumentar as vendas através das redes sociais, mas estão encontrando dificuldades para converter os fãs em clientes pagadores. Mas por quê? O que impede os donos de fanpages de converter os fãs e seguidores em, de fato, pessoas compradoras? Listei 5 motivos que explicam claramente esse cenário. Vamos lá:

 

1) Você está atraindo o público errado

Depois de criar a sua fanpage é importante que você saiba como atrair o público realmente interessado no que você tem a oferecer. E a maneira de fazer isso não é sair convidando todo mundo para curtir sua página. Lembre-se que o facebook não mostra o seu conteúdo para todos os fãs. Ele restringe inicialmente a 5% do público da sua página. Isso significa que caso você convide pessoas não relacionadas ao seu negócio a chance do seu conteúdo chegar a alguém de fato, interessado cai bastante.

Além disso, você precisa aprender a otimizar o SEO da sua fanpage. O facebook lê 5 pontos da sua fanpage para entender do que ela se trata e, então, entrega o conteúdo para pessoas que ainda não curtiram sua página, mas que possuem os mesmos interesses. São eles: “descrição curta”, descrição da foto de capa”, “público preferido da página”, “categoria da fanpage” e “textos das publicações”. Se você utilizar as palavras corretas nessas áreas da sua fanpage, o facebook conseguirá identificar os interesses e entregará o seu conteúdo para pessoas que falam sobre os mesmos assuntos nas suas timelines. Isso faz com que você ganhe evidência e sua página possa ser descoberta por esses novos fãs.

 

2) Você está tentando vender por dentro da fanpage

Sinto lhe informar mas a conversão de fãs em clientes não deve acontecer no facebook. Se você usa sua fanpage para fazer propagandas e tentar vender de forma direta as chances de converter em clientes é mínima. Costumo estimular os donos de fanpage a fazerem uma reflexão: Por que você acessa o facebook diariamente? Curiosamente a maior parte deles me responde: “Para me atualizar sobre novidades”, “Interagir com meus amigos”, “Ler algumas notícias”. Poucos ou quase nenhum deles me respondem: “Para fazer compras”. Então por que cargas d’água você acha que o seu cliente vai gostar de ver conteúdo de vendas escrachado no facebook?

O facebook deve ser usado para criar relacionamento, proximidade e ganhar confiança do seu fã. E então você pode orientá-lo a conhecer o seu site, o seu blog ou seu grupo no próprio facebook. São esses locais onde a venda acontece. O fã que sai da fanpage para o site, blog ou grupo é o que de fato está interessado em adquirir o seu produto. Você precisa saber identificar o público “pagador” e separá-lo do “curioso” não pagador. Se você não possui esses canais de vendas está perdendo a chance de trabalhar o seu conteúdo de forma mais profissional para quem de fato quer compra-lo.

Estou colocando aqui o link da plataforma que eu mesmo uso para criar meus blogs e sites de produtos para quem quiser conhecer. A vantagem é que com uma única assinatura você tem direito a criar blog, site, lista de email e tudo o mais que achar que deve. Ah, e dá pra testar 7 dias gratuitamente! Só clicar e cadastrar aqui!

 

3) Você não vende o produto que o seu cliente quer comprar

Ter uma ideia, amadurecê-la e criar um produto para em seguida tentar vende-lo é um caminho natural, certo? Não mais! Se você pensar no marketing convencional talvez isso faça sentido mas o fato é que as coisas mudaram um pouco. Atualmente as chances de venda aumentam bastante quando você descobre primeiro o produto que o seu cliente quer comprar. Uma vez que você já saiba qual é a dor do seu fã fica mais fácil criar um produto pelo qual ele pagaria. Ele precisa de algo. Quando você oferece exatamente o que ele precisa não há mais objeção de tempo, dinheiro, prioridade... Ele já tem essa “dor” e você pode resolvê-la. Essa estratégia é muito mais eficaz.

E como descobrir a dor do seu fã? Faça enquetes, vídeos com perguntas sobre o que ele gostaria de ver na sua página. Essas são estratégias que permitem identificar os maiores interesses e lapidar o seu produto ao que o seu fã gostaria de ter.

 

4) Você ainda não tem ou não mostra o seu diferencial

O que você faz de diferente dos seus concorrentes? Aliás, quem são seus concorrentes? Você os conhece? Sabe como eles trabalham? Preço, tempo de entrega? Qualidade do produto? Esses são aspectos em que você pode se diferenciar. E se você acredita ser melhor em um ou mais aspectos do que os seus concorrentes, evidencie o seu diferencial para o seu público. Mostre porque você entrega muito mais do que um simples produto. Deixe claro que ao adquirir algo seu ela vai ganhar algo de valor. Uma experiência diferenciada, algo que não seja comum de ser entregue por outras pessoas ou empresas do mesmo mercado. Caso você ainda não tenha um diferencial ou não tenha identificado é hora de destinar um pouco de tempo a essa tarefa. Pergunte aos clientes atuais e mais antigos o que o seu produto tem de destaque e passe a divulgar mais esses detalhes.

 

5) Você não usa as ferramentas de anúncio do facebook

Não é porque eu acredito muito no alcance orgânico que não acho os anúncios de facebook úteis. Pelo contrário. Acho que o facebook é a melhor plataforma de anúncios disponível atualmente. A questão é que para começar a investir em anúncios e publicações pagas você precisa otimizar o seu alcance orgânico. Uma vez que tudo esteja funcionando de forma ideal você deve começar a investir nos anúncios. O facebook permite que você segmente ao máximo o público para o anúncio. É possível anunciar por região do país, cidade, bairro, até CEP. É possível anunciar por interesses, gostos, comportamentos, faixa etária, renda, grau de instrução. Aliás você sabia que é possível anunciar somente para quem já visitou o seu site? Ou então somente para epssoas que assistem os vídeos que você posta? Pois é... Essa é a maneira mais eficiente de investir o seu dinheiro no facebook e não sair pagando para ele mostrar seus posts sem planejamento ou segmentação. Se você mede através do pixel do facebook quem está saindo da fanpage e visitando o seu site, você pode montar um anúncio exclusivo para essas pessoas. A taxa de conversão tende a ser muito maior já que essas pessoas demonstraram interesse no seu produto. Saber segmentar e entregar o anúncio para o público certo aumentam as chances de conversão e faz com que você consiga vender mais investindo muito menos do que investiria em mídias tradicionais. Mas anúncios é assunto para um outro post!

Espero que essa pequena lista clareie a sua mente e ajude a identificar erros e a planejar as ações que vão trazer mais retorno pra você! Boa sorte e conte comigo para o que precisar! 

 

 

 

 

 

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Sobre o autor

Meu nome é Raphael Rodrigues e antes de qualquer coisa eu sou um estudioso. Estudo marketing de redes sociais e tenho me especializado em ajudar pessoas a terem sucesso com seus negócios através do facebook, usando principalmente as estratégias corretas para promover suas fanpages.